data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fernando Ramos (Arquivo)/Escola João Link Sobrinho aderiu a greve
Depois de ser aprovada, na última quinta-feira, em assembleia geral, a greve dos professores da rede estadual começou com indefinições e muitas reuniões nas escolas de Santa Maria. As decisões sobre aderir ou não à paralisação foram sendo tomadas ao longo do dia e também à noite desta segunda-feira (confira o panorama abaixo).
Na segunda pela manhã, o Colégio Estadual Manoel Ribas teve uma mobilização organizada por alunos em apoio aos professores. A manifestação começou na hora do intervalo das aulas. Durante o dia, as atividades transcorreram normalmente. Os docentes fariam reunião à noite para tratar da adesão total ou parcial à greve.
Na Escola José Otão, de acordo com a vice-diretora da manhã, Rosa Sofia Zanine Ribeiro, houve uma conversa com os alunos e foi decidido liberar o turno da manhã da aula. O mesmo ocorreria à tarde e à noite. Uma reunião estava marcada para o início da noite para debater a adesão.
Vestibular para Medicina da UFN teve 24 candidatos por vaga
Mas a greve não é unanimidade dentro da categoria. De 35 escolas da rede estadual, apenas uma já confirmou adesão total à paralisação: a João Link Sobrinho. Por outro lado, três instituições definiram que vão manter as aulas. Novas posições devem ser anunciadas na terça-feira.
GREVE TOTAL
- João Link Sobrinho
GREVE PARCIAL
- Érico Veríssimo
- Reinaldo Fernando Coser
- Celina de Moraes
- Rômulo Zanchi
- Edson Figueiredo
- Gomes Carneiro
- Paulo Lauda
- João Belém
AULA NORMAL
- Luiz Guilherme do Prado Veppo
- Arroio Grande
- Castelo Branco
AINDA NÃO DEFINIRAM
- Manoel Ribas
- Tancredo Neves
- Irmão José Otão
- Antônio Xavier da Rocha
- Paulo Freire
- Marieta D'Ambrosio
- Santa Marta
- Princesa Isabel
- Edna May Cardoso
- Coronel Pilar
*As escolas Augusto Ruschi, Margarida Lopes, Marechal Rondon, Dom Antonio Reis, Cilon Rosa, Maria Rocha, Naura Teixeira Pinheiro, Olavo Bilac, Almiro Beltrame, Walter Jobim, Padre Caetano, Arroio Grande e Boca do Monte não atenderam às ligações